segunda-feira, 14 de março de 2011

Saúde, Contingências e Consequências

Saúde não é algo abstrato, ou apenas uma palavra. Saúde se constrói diariamente com comportamentos e atitudes saudáveis (dentro de uma perspectiva holística, somática, integrada).

Não adianta dar toda a água que uma planta necessita durante uma vida de uma vez pois a planta não absorverá tamanha quantidade que inclusive possivelmente será dissipada e até mesmo prejudicial. Também não adianta regar de uma vez retroativamente a água negligenciada durante determinado período (as vezes as consequências positivas e negativas são reversíveis, as vezes não).

Cada tempo tem seu equilíbrio (mas as bases são as mesmas), há tempos de chuva, há tempos de seca. É necessário identificar constantemente as contingências.

Qualidade de vida é o segredo para o bem-estar (promoção de fatores positivos) e para resiliência física e psicológica (diminuição da magnitude dos negativos como doenças físicas e traumas psicológicos). O autoconhecimento é uma forma de identificar e promover a qualidade de vida de acordo com cada contexto, pessoa, tempo ou situação.

Um mesmo e determinado peso "X", estímulo aversivo, dependendo das contingências (bio-filogênese, psico-ontogênese, culturais e situacionais) irá acarretar em consequências maiores ou menores nos indivíduos dependendo do estado de saúde (tendo como referência o conceito de saúde adotado pela Organização Mundial da Saúde, 1946) torna-se:

X- menos aversivo quando há maior saúde (S+)
X+ mais aversivo quando há S-

Nenhum comentário:

Postar um comentário