quinta-feira, 17 de março de 2011

Estresse, Agente Estressante

O estresse tem sido um fator constante na história da humanidade, tanto em nível individual quanto social. Este termo pode ser compreendido como toda reação psicofisiológica com a finalidade de enfrentar uma determinada situação e restabelecer a homestase perdida. O que se observa com o passar do tempo é que estas manifestações são uma constante porém são causadas por estímulos e/ou situações distintas.

Um importante conceito para a compreensão do estresse é o de "agente estressante", isto é, aquilo que rompe a homeostase (equilíbrio) de um sujeito, seja física ou psicologicamente. A consequência do agente estressante é o estresse que não é necessariamente negativo, também pode ser positivo. Na situação positiva, tem-se o eustresse, que ocorre quando o estressor é desejável, é algo pelo qual se almeja apesar dos custos. Isto é, de acordo com os próprios interesses e motivações. Por outro lado o agente estressante é mais conhecido como algo negativo que pode comprometer em diferentes níveis a saúde de um indivíduo, independentemente de sua vontade, tendo função desadaptativa e consequências negativas para o mesmo.

Alguns exemplos de agentes estressantes são: excesso quantitativo ou qualitativo de trabalho, problemas de saúde, de relacionamento interpessoal, de saúde,... Importante ressaltar que cada pessoa tem uma forma de agir de acordo com si mesma, com os estressores (intensidade, frequência) e com outras contingências; assim uma mesma pessoa frente aos mesmos estressores, em diferentes momentos, poderá ter diferentes limiares de resiliência, tempo de reação e recuperação do estresse. Com isso, um estímulo que em determinado momento da vida é inócuo, em outro pode se tornar um agente estressor.

Algumas das possibilidades para se adaptar melhor aos agentes estressantes são: prática de esportes, alimentação balanceada, ter relações interpessoais saudáveis, hobbies assim como toda e qualquer prática que tenha como finalidade a promoção da saúde e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário