sábado, 26 de março de 2011

Saúde no Trabalho - Considerações Gerais


A origem da palavra vem do latim “tripalium”, que era um instrumento de tortura, ou seja, o trabalho era visto como algo que gera sofrimento. Porém, a representação da palavra muda no curso da historia não sendo sempre associada a eventos negativos. Fazendo uma consulta no dicionário, encontra-se trabalho como: esforço; conjunto de atividades produtivas ou criativas com um determinado fim; ação ou modo de executar uma tarefa (Houaiss, 2001). Na sociedade moderna, as relações laborais se caracterizam principalmente pelo avanço da tecnologia, crescimento do setor de serviços e pela maior preocupação com medidas (específicas e;ou coletivas) que contemplem condições salubres de trabalho.


O foco na saúde ocupacional ainda é muito recente se comparado ao tempo que foi negligenciada. Alguns dos avanços com relação a leis trabalhistas são:


-Na Europa: direito a férias remuneradas (1936), regras de higiene e segurança do trabalho (1947), redução da jornada laboral entre outras


-No Brasil: no ano de 1943, se instituíram as normas legislativas referentes aos direitos dos trabalhadores a través da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Estas normas contemplaram, por exemplo: direita a férias remuneradas, diretrizes para jornadas de trabalho, assim como outros aspectos.


Apesar destas conquistas ainda se tem muito que fazer, pois o trabalho e suas implicações são cinéticos e necessitam de constantes revisões para promover a saúde laboral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário