terça-feira, 15 de maio de 2012

Autoconhecimento

Considerações Gerais....

Obviamente, se formos analisar o termo, simploriamente, podemos definir autoconhecimento como o conhecimento de si mesmo.

A importância do autoconhecimento já é percebida a milhares de anos pela humanidade, a expressão “Conhece-te a ti mesmo” oriunda da antiga Grécia comprova o fato. O autoconhecimento pode ser definido como a identificação das contingencias para as quais nossos comportamentos são função (o porquê de nossas ações).

O autoconhecimento é um processo que se faz necessário prestar a atenção durante toda a vida, e tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou "consciente" de si mesma, é capaz de perceber seus comportamentos e atuar sobre suas consequências.

É uma avaliação importante até mesmo para perceber se os nossos comportamentos estão de acordo com nos mesmos ou de acordo com necessidades impostas pelo meio. Se tomamos escolhas que estejam de acordo com nossos reais valores e interesses, a probabilidade de que nos frustremos, mesmo diante do erro, é muito menor. De todas as formas, você se conhece? Você é o mesmo que imagina ser? Qual é o ideal e qual é o real, valores, virtudes defeitos...
De todas as formas o ponto positivo e o negativo (ao mesmo tempo) é que só você pode saber....




Nenhum comentário:

Postar um comentário