sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Atenção X Variação de Estímulo

Didaticamente e de forma geral, tendo como objetivo o estímulo da atenção é importante variar os estímulos referentes a um determinado conteúdo para que as mensagens não sejam dessensibilizadas em magnitude. Vale ressaltar que obviamente há passos globais que não há como "fugir", todavia há diferentes formas de trilhar um determinado caminho.

Com uma variação adapatada contingencialmente, estimulam-se assim as diferentes vias de acesso para a captação e elaboração de determinado conteúdo, aumentando a probabilidade de sua assimilação. Estas variações podem ser tanto pré programadas quanto específica de cada contexto, aprendiz, ambiente, tema/ciência estudada....

Outro fator importante é a forma de apresentação dos estímulos, de acordo com o repertório do transmissor no processo comunicativo desde a origem (aonde a experiência associada ao conteúdo e os objetivo são grandes aliados), passando pelos canais de comunicação até o destino. Certamente o domínio de conteúdo é importante, mas o gerenciamento do espaço situado e o gerenciamento do método também são fundamentais.

Quando se transmite informações a inúmeras pessoas e de forma pontual (palestra, comunicação única, etc...): quanto maior via possível de estímulos de acordo com as contingências situacionais (individuais-psicológicas, relacionais, etc.) maior a probabilidade de retenção de estímulos pelos receptores que têm diferentes vias preferências de absorção. Alguns exemplos básicos de variações de estímulos são: variações gestuais, de entonação, pausas, interação/não interação, sínteses, conexões, "passeio"entre teórico/prático, intermitência desses sinais, etc.

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