sábado, 10 de setembro de 2011

Trabalhar com outras pessoas ou em Grupo

Avaliar a própria conduta, comportamentos e percepções, frente aos outros é o primeiro passo para haver coesão nas relações grupais. Em alguns, não poucos, casos no trabalho a competência interpessoal é tão importante quanto a competência técnica para se atingir objetivos. As diferenças interpessoais são decorrentes de aspectos bio-psico-sociais (sócio-culturais, emocionais, de personalidade...).

A competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações de acordo com: percepção acurada da situação interpessoal, habilidade de resolver problemas sem regressões e fazer as pessoas envolvidas trabalharem juntas.

É importante ressaltar que em grupos, a probabilidade de discordâncias são significativas, porém, discordância e conflito não é a mesma coisa. Os integrantes de uma organização podem ter pontos de vista diferentes e não afetar a organização, mas quando há conflito, reflete-se em conseqüências negativas.

Planejar situações de grupo não impede que haja distorções e interpretações errôneas nos relacionamentos interpessoais, porém diminui a probabilidade de ocorrência, tornando objetivos claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário