domingo, 5 de junho de 2011

Trabalho e Saúde

O trabalho pode ser tanto fonte de realização quanto de sofrimento. Relacionando o mundo do trabalho com a saúde, existem dois processos: um negativo, de deterioro da saúde e um positivo de motivação. De todas as formas, o trabalho não pode ser dissociado da saúde uma vez que a saúde também pode ser compreendida como um reflexo das condições de trabalho e da vida em geral.

As organizações deveriam entender a saúde como um valor estratégico, pois incrementar os recursos laborais previne riscos psicossociais e amplifica a qualidade do trabalho. É mais rentável para uma organização investir no bem-estar laboral e na promoção de recursos laborais, do que negligenciar estas variáveis mesmo porque, usando de um princípio aplicado a milhares de ano no “mundo oriental”, prevenir é melhor do que remediar.

Promovendo a saúde no trabalho, se obtém diversos benefícios como, por exemplo: maior produtividade e qualidade, redução do absenteísmo, maior socialização e adaptação do profissional, assim como melhor relacionamento com colegas e clientes, aumento do compromisso laboral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário